Benefícios da mexerica e receitas para aproveitar a fruta

Listamos bons motivos para incluir a fruta cítrica na alimentação e algumas receitas opções deliciosas para consumir a fruta
por Maria Cecília Arra15/07/2020

Você fala mexerica? Prefere tangerina? Ou você conhece essa fruta aí da foto por bergamota? Mimosa, talvez? Os nomes podem até causar confusão, mas vamos esclarecer: mexerica é um dos tipos de tangerina. E cada região do Brasil a batizou de um jeito diferente. Mas, na verdade, tanto faz como você chama, porque o importante mesmo é conhecer e ressaltar os muitos benefícios da mexerica para a saúde. “Ela não apenas é saborosa, como também é uma fruta cítrica, cheia de importantes agentes antioxidantes e anti-inflamatórios”, comenta a nutricionista Paula Planas do Smart Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas).

Benefícios da mexerica

Com a ajuda da expert, elencamos os principais benefícios da mexerica e separamos várias receitas práticas para você fazer em casa. Dessa forma, você poderá variar o consumo da fruta.

Mexerica tem uma ótima quantidade de vitaminas

O primeiro benefício da mexerica é ser uma fruta rica em um micronutriente importantíssimo, a Vitamina C (também conhecida por ácido ascórbico). Para começo de conversa, ela favorece a produção de colágeno. Isso significa que pele, cabelo, unhas e articulações ganham proteção extra, com um estímulo à reconstrução dos tecidos.

Além disso, ajuda a eliminar os radicais livres que poderiam danificar células saudáveis. É valido lembrar que o ser humano não produz, nem armazena Vitamina C. Por isso, dependemos de uma alimentação saudável com a inclusão de frutas cítricas – como a mexerica.

Fonte de fibras

Da mesma forma que é rica em vitamina, a mexerica também possui fibras. Em resumo, a fibra é uma parte do alimento que não é absorvida e passa direto pelo intestino. Além de não fornecer calorias, ela diminui a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares.

Outro benefício: as fibras regulam o trânsito intestinal. Além disso, as fibras solúveis da mexerica ainda fortalecem as bactérias benéficas do intestino, essenciais na proteção contra infecções.

A fruta diminui a incidência de algumas doenças graves, como o câncer

A mexerica, assim como outras frutas, ajuda a diminuir a incidência de doenças graves, como o câncer, as doenças cardiovasculares, inflamações, disfunções cerebrais, e a retardar o envelhecimento precoce. Mais uma vez, o crédito é da Vitamina C e de alguns outros antioxidantes: eles possuem a capacidade de reagir com os radicais livres que desencadeiam enfermidades e, assim, restringir os efeitos maléficos ao organismo.

Benefícios da mexerica no emagrecimento

Prolongar a sensação de saciedade é mais um benefício da mexerica. Isso também se deve à quantidade de fibras: elas permanecem no estômago por mais tempo, retardando, dessa maneira, a fome. Além disso, uma mexerica tem poucas calorias – menos de 60 por porção.

Função detox

“Estudos comprovam que as frutas cítricas desempenham funções detoxificantes e ajudam na saúde hepática, diminuindo inflamações e contribuindo beneficamente para o metabolismo de gorduras”, comenta Paula Planas. Um dos responsáveis, nesse caso, é naringina, um substância encontrada em alguns cítricos, porque atua na prevenção de doenças que aumentam a gordura no sangue e cardiovasculares, quando aliada a uma alimentação saudável e à prática de atividade física. Por isso, invista nessa fruta para o bom funcionamento do organismo.

Mais benefícios da mexerica? Coma na época!

Comprar mexerica na época (no inverno e começo da primavera) também garante uma fruta mais saborosa aromática. O valor nutricional também pode mudar significativamente de acordo com o calendário: é na safra que a mexerica atinge o pico de nutrientes de maneira mais natural – de modo geral, a produção de frutas da época exige menos interferência química e humanas no desenvolvimento.

Quer ler mais conteúdos como este?

Nutricionista: 5 motivos para agendar uma consulta online
Receitas de sopas e caldos para esquentar o inverno

Como fazer bolo de chocolate sem farinha

Aproveite os benefícios da mexerica em receitas

Geleia de mexerica com chia

Ingredientes:
6 mexericas (dê preferência para a do tipo morgote que possui mais suco)
½ xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de suco de laranja
3 col. (sopa) de chia
3 col. (sopa) de adoçante xilitol ou eritritol

Modo de preparo:
Antes de mais nada, descasque as mexericas e retire o excesso das fibras. Em seguida, corte os gomos ao meio, retire as sementes e bata no liquidificador com ½ xícara de água. Coe e leve para a panela. Adicione o suco de laranja, a chia e o adoçante. Deixe cozinhar em fogo baixo. Quando começar a formar espuma, não mexa. Entretanto, retire essa espuma aos poucos. Dessa forma, você evita que a geleia fique com sabor amargo. Então, cozinhe por cerca de 20 minutos – ou até atingir a consistência desejada. Assim que finalizar, armazene em potes de vidro com tampa, na geladeira, por até 10 dias.

Salada de folhas verdes com mexerica

Ingredientes:
1 mexerica
½ maço de rúcula
½ maço de alface americana ou alface de sua preferência
½ xíc. (chá) de queijo branco cortado em cubos
1 xíc. (chá) de tomate cereja ou tomate cortado em cubos
Amêndoas ou nozes à gosto

Para o molho
½ xíc. (chá) de iogurte desnatado
2 col. (sopa) de azeite
Raspas da casca da mexerica
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Primeiramente, lave bem a rúcula e seque bem as folhas. Em uma tigela grande, espalhe as folhas (se preferir, rasgue grosseiramente). Em seguida, descasque a mexerica, retire o excesso de fibras, corte os gomos ao meio e retire as sementes. Em seguida, espalhe os gomos sobre as folhas, coloque os tomates e o queijo. Por fim, para o molho, misture o iogurte com o azeite e as raspas da casca da mexerica e tempere com sal e azeite.

Bolo de mexerica com iogurte

Ingredientes:
2 mexericas
4 ovos
1 pote de iogurte desnatado
½ xíc. (chá) de óleo de coco
½ xíc. (chá) de adoçante xilitol ou eritritol
1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 xíc. (chá) de farelo de aveia
1 col. (sopa) de fermento químico
1 pitada de canela (opcional)

Modo de preparo:
Descasque as tangerinas e coloque os gomos, sem as sementes, para bater no liquidificador com os ovos, o iogurte e o óleo. Em seguida, transfira essa mistura para uma tigela grande e adicione o restante dos ingredientes, deixando o fermento por último. Misture bem até formar uma massa homogênea. Unte uma forma com óleo de coco e farinha, então coloque a massa e leve ao forno a 180° C por 30 a 35 minutos. Por fim, aguarde esfriar e sirva.

Embora as receitas sejam deliciosas e saudáveis, lembre-se de ter equilíbrio. Afinal, tudo precisa ser consumido com moderação. Ok?!

Reaproveite as cascas da mexerica e tenha mais benefícios

Por fim, não jogue as cascas da mexerica fora! Afinal, você pode secar as cascas e reaproveitá-las em:

  • Chás
  • Sucos
  • Temperos de aves e peixes
  • Molho de saladas
  • Molho de aves

Como secar as cascas de mexerica

Antes de mais nada, lave as cascas da mexerica e seque bem. Em seguida, com uma faca pequena, raspe toda a parte interna da casca retirando a parte branca. Então, seque as cascas no forno, no micro-ondas ou sob o sol.

No forno

Espalhe em uma assadeira grande e leve ao forno por mais ou menos um hora a 80° C. Assim que as cascas começarem a ficar escuras e marrons, retire. Deixe esfriar bem e, então, armazene em potes fechados por até 20 dias.

No micro-ondas

Coloque um pedaço de papel toalha em um prato e despeje as cascas por cima, então leve ao forno por 3 minutos. Então, deixe esfriar bem e armazene em potes fechados por até 20 dias.

Expostas ao sol

Espalhe as cascas da mexerica em uma assadeira grande e deixe sob o sol por 3 ou 4 dias, mas tenha cuidado para não atrair insetos. Depois que ficarem bem secas, armazene em potes fechados por até 20 dias.

Conheça o Smart Nutri

Quer mais receita e dicas de substituições inteligentes – e saudáveis – para a sua alimentação? Então, clique aqui e marque agora a sua consulta grátis com uma nutricionista do Smart Nutri.