Emagrecer e perder peso: entenda a diferença e determine o seu objetivo

Entender essas definições é essencial para uma abordagem mais saudável no seu treino e na sua dieta
por Larissa Serpa14/09/2020

Muitas pessoas procuram a academia preocupadas com a balança, mas atingir um corpo saudável pouco tem a ver com os números que aparecem no aparelho. O primeiro passo para estabelecer o seu objetivo e, então, direcionar sua abordagem, é saber a diferença entre emagrecer e perder peso. Por isso, conversamos com especialistas e pegamos algumas dicas para conseguir cada um dos dois.

Emagrecer e perder peso

Emagrecer é perder gordura corporal, isso significa diminuir o tecido adiposo. Perder peso, por outro lado, é simplesmente diminuir os quilos, o que pode resultar também na perda de massa magra durante esse processo”, explica Guilherme Leme, profissional de educação física da Smart Fit.

A perda de peso, portanto, apesar de garantir uma satisfação imediata a algumas pessoas – diminuindo mais rapidamente o número da calça, por exemplo – só é a opção ideal em casos de sobrepeso, já que carregar muitos quilos extra pode gerar complicações para as articulações, especialmente dos joelhos, como aponta Álvaro Pereira, angiologista e cirurgião vascular. E, ainda assim, esse deve ser apenas o primeiro passo, antes de focar em emagrecimento.

Emagrecer, no entanto, não diz respeito, necessariamente, aos quilos. Segundo Yasmin Hamad, nutricionista do Smart Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas), a gente pode emagrecer mantendo o peso, por exemplo.

“O emagrecimento, ou seja, a diminuição de gordura corporal excessiva para dar espaço à massa magra, é para a melhora da saúde como um todo”, explica Yasmin. E isso vai afetar também nas medidas ao longo prazo, já que ter uma proporção saudável entre gordura e massa magra proporciona uma aceleração no metabolismo.

Como emagrecer

Se você não tem sobrepeso excessivo – que afeta sua mobilidade, por exemplo – a orientação é focar na diminuição da gordura e no aumento da massa magra. Confira algumas dicas dos nossos especialistas.

Na alimentação

Fique longe de dietas da moda ou que focam em limitação de calorias. “É tudo uma questão de escolhas alimentares. Uma maçã e um brigadeiro têm a mesma quantidade calórica, por exemplo, mas a fruta possui também fibras e vitaminas e o doce somente gordura e açúcar”, aponta Yasmin.

Essa composição afeta como o alimento é processado no corpo. A gordura e açúcar do brigadeiro serão armazenados como tecido adiposo, enquanto as fibras e vitaminas na maçã irão auxiliar no processamento correto de suas calorias para que elas não apenas acumulem na forma de gordura.

O ideal é ter uma ingestão equilibrada de proteínas, carboidratos, gorduras boas, fibras e vitaminas, mas essa fórmula não é geral para todo mundo. Por isso, é importante procurar o auxílio de um nutricionista para ajudar a determinar a ideal para você.

“Com uma dieta focada em emagrecimento, aprendemos a nos alimentar melhor e a mudar nossos hábitos a longo prazo”, diz Yasmin

Na academia

Segundo Guilherme, os treinos focados em emagrecimento visam melhorar o metabolismo de gordura no organismo, que será otimizado com o aumento da massa magra. Portanto, a musculação não fica de fora. 

“Há uma combinação de exercícios aeróbios e de força. O objetivo é preservar a massa magra ao mesmo tempo que aumenta a frequência cardíaca e o ritmo respiratório”, diz o educador. Procure o seu professor para que ele monte um treino para manutenção de massa magra para você e indique alguns exercícios de cardio para praticar.

Quer ler mais conteúdos como este?

10 dicas para diminuir e secar a barriga
Preciso treinar todo dia para ter resultado?
Carboidrato engorda ou é mais um mito das dietas?

Como perder peso

Nada de focar na estética sem pensar na saúde. Procure essa opção apenas se foi o indicado por um médico.

Na alimentação

A alimentação para perda de peso visa entregar um resultado rápido de diminuição de medidas. “Nesse caso, é só uma questão de redução de déficit energético, ou seja, reduzir as quantidades de caloria”, diz Yasmin.

Sabe aquele conta de calorias ingeridas no dia x calorias gastas? Ela foca na perda de peso. Portanto, ingira poucas calorias enquanto gasta muita energia física.

Na academia

“Treinos para perda de peso focam apenas no gasto de energia. Geralmente são escolhidos exercícios de efeito geral – e não localizado – como corrida ou ciclismo e pouco ou nenhum exercício de força”, aponta Guilherme. Se seu objetivo é esse, foque nessas aulas que proporcionam um grande aumento de ritmo cardíaco.