5 dicas para melhorar a imunidade

Com esses hábitos, seu organismo estará mais protegido
por Aryane Emerick29/04/2020

Diversos hábitos podem nos ajudar a melhorar a imunidade. Mas se você pensa que ter a imunidade fortalecida é um ponto positivo apenas nesse momento, está enganado. O sistema imunológico é essencial para prevenção de doenças, recuperação mais rápida e melhora da disposição. Então, preste atenção nessas 5 dicas para melhorar a imunidade:

5 dicas para melhorar a imunidade

Alimentação equilibrada

Em primeiro lugar, cuide da sua alimentação. Ela é responsável em garantir mais energia e auxiliar na melhora da imunidade. Por isso, aposte em legumes, verduras e frutas, pois são ricos em diversos nutrientes que ajudam na melhora da imunidade.

Pratique exercícios

Manter-se ativo é essencial. Escolha seus exercícios e atividades físicas preferidas, pode ser na academia, parque ou, até mesmo, em casa. A prática regular de exercícios libera hormônios que auxiliam no bem-estar e equilíbrio da imunidade.

Mantenha o intestino regulado

O intestino é um dos grandes responsáveis pela imunidade. É nele que absorvemos a maior parte dos nutrientes que consumimos ao longo do dia. Então, quando ele funciona bem, conseguimos aproveitá-los melhor.

Sendo assim, capriche na ingestão em fibras, presentes em alimentos integrais, frutas, legumes e verduras, e em alimentos prebióticos como a banana verde, batata doce, batata yacon, brócolis e outros,

Beba água de maneira adequada. Para ter uma ideia da quantidade de água que o seu corpo necessita, multiplique o seu peso por 0,035 ml. Então, uma pessoa de 60kg deve fazer a seguinte conta: 60 kg x 0,035 ml. O resultado será a quantidade de água por dia. No nosso exemplo, 2,1 litros por dia, aproximadamente.

Relaxe

O estresse faz com que nosso nível de cortisol aumente e isso pode prejudicar a imunidade. Para desestressar, ouça música, pratique exercícios, leia um livro, medite e use chás para ajudar no relaxamento – camomila, erva-cidreira ou folhas de maracujá são boas pedidas.

Tenha uma boa noite de sono

Por fim, durma bem. Uma boa noite de sono ajuda na recuperação do nosso organismo e é essencial se você quer um sistema imunológico mais forte. Para isso, evite refeições pesadas de uma a duas horas antes de deitar e exposição a luzes de 30 minutos a uma hora antes de ir dormir (nada de TV ou celular).

Tomar um chá de melissa, mulungu, camomila ou erva-cidreira, por exemplo, também pode ajudar a relaxar o corpo e prepará-lo para o sono.

Já alguns alimentos, por terem substâncias que ajudam a regular os ciclos do sono, também podem ser aliados para que você tenha uma noite melhor, é o caso do kiwi (que contém fitomelatonina) e do abacate (que contém betasitosterol).