5 alimentos para aumentar a imunidade

Entenda o papel da alimentação para o sistema imunológico e em quais ingredientes apostar
por Thieny Molthini21/08/2020

Quer dar um gás na imunidade e garantir uma saúde mais forte, mesmo com as variações de temperatura? Então é bom prestar atenção ao cardápio que está seguindo. A seguir, mostramos como a alimentação pode influenciar o sistema imunológico e listamos 5 alimentos para aumentar a imunidade.

Existem alimentos para aumentar a imunidade?

Com certeza! De acordo com a nutricionista Patricia Ribeiro, do Smart Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas), há alimentos para aumentar a imunidade e algumas opções que podem, inclusive, piorar a nossa reaçao imunológica.

“O sistema imune é composto de células que precisam reconhecer quando um micro-organismo estranho entra no corpo para, dessa forma, poder combatê-lo. Mas, para isso, ele precisa de nutrientes, como o zinco – presente em castanhas – e a vitamina A – que encontramos no alho, por exemplo”, explica a nutricionista.

Por outro lado, alguns alimentos, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o sistema imunógico. É o caso de carboidratos refinados, como farinha branca, refrigerantes, açúcares e biscotos, que possuem baixo teor de fibras e são ricos em açúcares. “Quando consumidos, eles causam um pico de insulina e de glicemia no corpo e isso é ruim para o sistema imunológico“, explica Patricia.

Além disso, o excesso de gordura no tecido adiposo tem um efeito inflamatório no organismo, o que também influencia de maneira negativa o sistema de defesa do organismo. Por isso, uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do corpo como um todo.

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5 alimentos para aumentar a imunidade

Agora que você já sabe como a alimentação pode influenciar as defesas do seu organismo, veja 5 alimentos para aumentar a imunidade.

1. Alho

alimentos para aumentar a imunidade _ alho
Foto: Shutterstock

O ingrediente é rico em vitamas do tipo A e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. “Além disso, quando cortamos ou amassamos o alho ainda cru, ele produz a alicina, um princípio ativo com propriedade anti-inflamatória”, explica a nutricionista.

Dica da nutri: para aproveitar o alho cru, amasse ou corte em pequenos pedaços e misture com creme de ricota; você também pode cortar o alho ao meio, colocar as duas partes em um vidro e acrescentar azeite, fazendo um azeite aromatizado.

2. Tomate

alimentação e imunidade _ tomate
Foto: Shutterstock

O tomate é outro alimento para aumentar a imunidade, porque é fonte de um importante antioxidante chamado licopeno, que ajuda na proteção das células. Nesse caso, suas propriedades são melhor aproveitadas quando o tomate é aquecido – pode ser assado ou cozido.

Dica da nutri: se você retira as sementes do tomate, guarde-as em um pote e congele, depois aproveite na hora de fazer um molho.

3. Iogurte

alimentação melhorar imunidade _ iogurte
Foto: Shutterstock

Pode ser integral ou desnatado, mas não os saborizados, porque são cheios de açúcar.

“O iogurte é fonte de probióticos, micro-organismos que ajudam a saúde intestinal, o que é fundamental para a imunidade, uma vez que 80% das células do sistema imunológico ficam no intestino. Por isso, se o intestino não está legal, a saúde não está legal”, explica Patricia.

Dica da nutri: bata no liquidificador com morango e um pouco de mel ou com abacate e cacau em pó.

4. Mel

alimentos para melhorar a imunidade _ mel
Foto: Shutterstock

Enquanto o iogurte é rico em probióticos, o mel é cheio de prébiocos, que servem como alimento para as células.

Dica da nutri: use para adoçar sucos e vitaminas, mas com equilíbrio, porque é bastante calórico.

5. Gengibre

alimentos para melhorar a imundade _ gengibre
Foto: Shutterstock

“O gengibre tem propriedade antioxidante e antibacteriana e pode ser usado em quase tudo, como sucos, chás e temperos de carne”, comenta a especialista.

Dica da nutri: coloque pouca quantidade, se nunca provou o alimento, porque seu sabor é bastante forte.

Quer mais alimentos para melhorar a imunidade?

Então aposte nos alimentos ricos em fibras, já que ajudam no bom funcionamento do intestino. Mas lembre-se de beber água, porque o excesso de fibras, sem o consumo de líquido, pode causar constipação. Bônus: as fibras vão aumentar a sensação de saciedade, então você ainda come menos e demora mais tempo para ter fome novamente.