Comer mais doce no inverno é normal?

Entenda a sua fome e veja dicas para manter a alimentação mais saudável, mesmo nos dias mais frios
por Thieny Molthini16/07/2020

Um biscoito, um brigadeiro, aquele bolo fresquinho com um pouco de café ou, então, um pouco de arroz doce para esquentar as tardes mais frias. Será que comer mais doce no inverno é normal?

Existe relação entre fome e temperatura?

De acordo com Ariane Emerick, nutricionista do Smart Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas), pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e com MBA em Gestão em Saúde, a mudança de temperatura pode realmente interferir no tamanho da fome.

“Em dias mais frios, nosso corpo tenta se manter aquecido para continuar funcionando bem. Para isso, ele gasta mais energia do que o normal. Conclusão: para suprir essa necessidade energética, comemos mais”, explica a nutricionista.

Além disso, para dar conta desse gasto extra de energia, o organismo recorre ao glicogênio, que fica concentrado no fígado e nos músculos funcionando, justamente, como reserva de energia. Segundo a especialista, ao usar essa reserva para manter o corpo aquecido, há a necessidade de repor esse material, por isso podemos sentir fome.

Comer mais doce no inverno é normal?

Na verdade, o organismo sente fome por necessidade, não pelo paladar. Acontece que o doce, muitas vezes, desperta uma sensação de bem-estar que faz com que a pessoa busque mais por esse alimento, como explica a especialista: “Normalmente comemos mais doce no inverno para nos sentirmos mais acolhidos no friozinho. Então é mais por preferência do que pela necessidade fisiológica em si”.

Dessa forma, comer doce está mais ligado a emoções do que às necessidades do corpo. Alimentos ricos em gordura, segundo a nutricionista, também são mais buscados, com a mesma intenção, conforto.

Quer ler mais conteúdos como este?

Como diminuir a vontade de doce sem sofrimento
Nutricionista: 5 motivos para agendar uma consulta online
Receitas para uma festa junina leve e deliciosa
Você sabe diferenciar o tipo de fome que sente?

Como comer menos doce no inverno?

Para diminuir o consumo de doce nos dia mais frios, tente optar por alimentos doces mais saudáveis, como uma fruta mais doce aquecida no micro-ondas com um pouco de canela.

“Não apenas um chocolate quente feito com cacau em pó e um pouco de xilitol, como também o próprio mingau de aveia com alguma fruta são boas opções”, aconselha. Vale pontuar que o mingau, por ser rico em fibras, também garante saciedade, ou seja, você fica sem fome por mais tempo.

Da mesma forma, vale a pena tentar outras receitas quentes, como sopas e caldos, que podem passar o conforto que o corpo precisa. Chás também são boas pedidas. Além disso, por serem opções que já mantém o corpo mais aquecido, diminuem a necessidade do organismo de cumprir essa função.

Quer ter acesso a nutricionistas sem sair de casa? Então, clique aqui e marque agora uma consulta por chamada de vídeo com um especialista do Smart Nutri.