Detalhes que fazem a diferença no treino

Quando falamos em emagrecimento, quanto mais, nem sempre, é melhor
por Luiz Carlos Carnevali20/05/2020

Quando tomamos a decisão de treinar, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular, temos a ideia de que devemos nos exercitar o máximo de tempo que pudermos para obter resultados mais cedo e de maneira mais eficiente. Afinal, se gastamos mais calorias, emagrecemos mais rápido. Certo? Na verdade, não.

Como “queimamos” calorias?

De todas as calorias que gastamos em um dia inteiro, apenas 15% são utilizadas no treino. Praticamente todo o resto, cerca de 75%, utilizamos apenas para manter o corpo em funcionamento (subir escadas, trabalhar, andar e, até mesmo, dormir). Cada pessoa queima uma quantidade de calorias para se manter vivo, apenas em repouso, esse valor é o que chamamos de taxa metabólica basal (TMB).

Então, o ideal seria, de fato, gastar mais calorias para manter o organismo em “funcionamento”. Resumindo: aumentar a taxa metabólica basal. Mas como fazer isso?

Detalhes que fazem a diferença no treino

Separei algumas dicas que vão fazer a diferença no seu treino e na busca pelos seus resultados.

Menos tempo e mais intensidade

Quanto mais curto e mais intenso for o seu treino (cuidado para não exagerar na intensidade), mais ele estimula o seu metabolismo. Dessa forma, faz com que você gaste mais calorias mesmo em repouso, aumentando a sua TMB.

Esqueça as calorias do treino

É claro que as calorias são relevantes, mas nas 24 horas do dia, não apenas no momento em que você faz o exercício. Então, pare de encanar com o número de calorias que você gastou em uma sessão de treino. Se a conta fosse essa, imagine que, se um lanche tem quase 600 calorias, você teria que correr 1h30 só para “queimar” esse lanche. Já pensou? Sem contar a batatinha frita e a sobremesa…

Tenha uma alimentação saudável

Treino sem alimentação balanceada dificilmente garante resultados, especialmente para quem está começando a se exercitar, já que iniciantes costumam ter o metabolismo mais lento (TMB baixa). Portanto, treine corretamente e controle a ingestão de calorias.

Agora, é com você. Tenho certeza que essas dicas vão ajudar bastante a atingir os seus objetivos.

Quer entender melhor como funciona o seu metabolismo? Assista o vídeo abaixo!