Dicas de uma nutricionista para emagrecer de vez

Saiba como perder gordura de maneira definitiva e com saúde
por Redação18/08/2020

Emagrecer de vez não é fácil como a maioria das pessoas gostaria, mas algumas medidas simples podem fazer a diferença quando o assunto é perda de gordura. Por isso conversamos com uma especialista e separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão.

10 dicas para emagrecer de vez

Confira as orientação de Williana Veras, nutricionista do Smart Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas) pós-graduada em nutrição clínica funcional, para perder gordurar e emagrecer de uma vez por todas com saúde.

1. Inicie as refeições pela salada

“Consumir a salada antes do prato principal contribui para a saciedade, fazendo com que você coma menos e se sinta saciado mais rapidamente”, explica a especialista. Então, pode caprichar naquela salada bem colorida e começar por ela. Lembre-se ainda de escolher alimentos integrais para serem consumidos nas outras refeições, afinal, além de auxiliarem para o bom funcionamento do intestino, também aumentam a sensação de saciedade.

2. Aposte em alimentos termogênicos

Alimentos como pimenta vermelha, gengibre e canela em pó são termogênicos e, por isso, favorecem a queima de gordura. “O chá verde e o café também são excelentes aliados durante a fase de emagrecimento. Mas tente consumir sem açúcar ou adoçante”, acrescenta Williana.

3. Mantenha-se hidratado

A hidratação é um dos pontos importantes para emagrecer de vez, pois contribui para o bom funcionamento do organismo como um todo. Além de evitar a retenção de líquidos.

Se não tem costume – ou não gosta muito – de beber água, experimente as versões saborizadas. Você pode acrescentar fatias de limão, laranja, lascas de gengibre, folhas de hortelã e, até mesmo, canela em pau para deixar mais saborosa.

“Os chás também são ótimos para auxiliar na hidratação”, acrescenta a nutricionista. 

Quer ler mais conteúdos como este?

6 alimentos bons e baratos para adicionar à lista de compras
Como driblar a vontade de doces
5 alimentos para ganhar massa magra

4. Pratique atividade física regularmente

A prática de atividade física auxilia no emagrecimento e estimula o metabolismo para o uso da gordura como fonte de energia. Além disso, ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, hormônio que, em níveis elevados, contribui para o acúmulo de gordura.

5. Mantenha a dieta aos finais de semana

Segundo Williana, um dos maiores erros de quem quer emagrecer de vez é deixar o final de semana livre para comer aquelas preparações mais calóricas. “O ideal para a perda de gordura é manter a alimentação saudável e balanceada até mesmo aos fins de semana. Pois quando comemos de tudo podemos prejudicar todo o esforço realizado durante a semana, seja em termos de alimentação como de treino.”

6. Não fique muito tempo sem comer

Passar muito tempo sem comer pode aumentar as chances de você escolher opções mais calóricas ou ingerir alimentos em maior quantidade. Evite ainda “beliscar” ao longo do dia, porque isso também implica na produção de insulina. 

7. Consuma proteína no lanche da tarde

“Quando consumimos uma fonte de proteína no final da tarde, evitamos a vontade de comer doces. Pois o nosso organismo começa a normalizar os níveis de açúcar no sangue”, explica a nutricionista.

Aposte em carnes, atum, hommus, ovos e sementes (como as nozes e castanhas), que são boas fontes de proteínas.

8. Preste atenção na sua mastigação

“A mastigação é muito importante no processo de perda de gordura, pois estimula a liberação do hormônio da saciedade, conhecido como leptina”, explica Williana.

Então, para quem quer emagrecer de vez, a orientação da nutricionista é comer com calma. “Em refeições grandes, como o almoço e jantar, o ideal é demoremos de 15 a 20 minutos para consumi-las”, complementa.

9. Fique atento aos rótulos

“Alguns alimentos que são considerados saudáveis, normalmente são ricos em gorduras, sódio, açúcares e aditivos químicos em sua composição. Esses ingredientes, por sua vez, são vilões do emagrecimento quando consumidos de forma excessiva e frequente”, alerta Williana.

Fique de olho: os ingredientes de um produto estão descritos em ordem decrescente de quantidade, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade e assim por diante.

10. Diminua o uso de açúcar e adoçante

Consumir muitas bebidas adoçadas ao longo do dia pode ser um grande problema para a perda de gordura e o emagrecimento. Prefira sempre consumir as bebidas sem adoçar.

Não sabe como abrir mão de um cafezinho com açúcar? A dica da nutricionista é utilizar a canela em pó. “Por ela ser mais adocicada, contribui para disfarçar o amargor do café, além de ser um excelente termogênico”, aconselha

Quer ter acesso a nutricionistas sem sair de casa? Acesse o Smart Nutri e conheça todos os benefícios do programa de acompanhamento nutricional da Smart Fit.