Como perder peso?

Existe uma fórmula para reduzir gordura e melhorar a composição corporal?
por Thieny Molthini03/12/2019

Por saúde, por desempenho ou para se sentir melhor consigo, como perder peso? Será que existe uma fórmula, uma equação, para diminuir os números na balança?

Primeiro é melhor rever essa ideia de peso na balança. Peso, na realidade, é tudo o que compõe o corpo, como explica Luiz Carlos Carnevali Junior, doutor em ciências pelo instituto de ciência biomédicas da Universidade de São Paulo e diretor técnico do grupo Bio Ritmo e Smart Fit, de São Paulo: “Peso é água, músculos, ossos, tecidos, ou seja, tudo. Se você passar por um processo de desidratação, por exemplo, você perde peso, já que a maior parte do organismo é formado por água”.

Por isso, é preciso entender que, de modo geral, quando se fala em perda de peso, fala-se, na realidade, de perda de gordura corporal.

Como perder peso?

Tanta gente comenta, mas na prática parece tão difícil: afinal, como perder peso? A fórmula é bastante simples: gastar mais calorias do que você consume. É tudo uma questão de balanço energético.

No que diz respeito à alimentação, se existe a intenção de reduzir o peso corporal, a orientação geral, de acordo com Mario Kehdi Carra, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), é diminuir em, pelo menos, 500 calorias diárias. Ou seja, se a pessoa consome 2.500 calorias por dia, ela deve passar a ingerir 2.000.

Dicas na hora de montar o prato

Na hora de montar as refeições, alguns cuidados podem ajudar nessa diminuição de peso. A primeira dica de Mario é evitar açúcar e gordura. Não só o açúcar em si, como também alimentos com açúcar. E o mesmo vale para a gordura, vá além das frituras e pense em refeições combinadas, como cremes que você mistura ao alimento, por exemplo.

“Tome cuidado ainda com as calorias escondidas, como as presentes em sucos de frutas”, ressalta o endocrinologista. “E fique de olho nos refogados, porque são usados óleos para o preparo.”

Escolhas feitas? Agora, mastigue bem e procure não se distrair enquanto se alimenta.

Como perder peso nos treinos

Mais do que pensar em se exercitar, a dica de Carnevali para perder peso é ter como objetivo o aumento da sua taxa metabólica de repouso, que é a quantidade de energia que você gasta para se manter vivo, simplesmente. “Esse aumento acontece por estímulos gerados pelos exercícios, e quanto mais variados os estímulos, melhor”, explica o Carnevali. Seu corpo é uma máquina e, quanto mais potente ele é, mais energia precisa. “É como sair de um carro 1.0 para um 2.0. Eles percorrem o mesmo percurso em uma estrada, mas o consumo de combustível é diferente. Você precisa de mais potência, já que a parte estrutural é maior. Da mesma forma, uma pessoa mais treinada tem uma usina de produção de energia mais eficiente, porém com mais necessidade de combustível, então com uma taxa metabólica maior.”

Entenda como você pode acelerar o metabolismo no vídeo abaixo:

Como músculos precisam de mais energia do que gordura, quanto maior a massa magra, mais energia é consumida. Então, lembre-se de combinar exercícios de alto gasto calórico com treinos que estimulem o desenvolvimento de musculatura.