Receitas para uma festa junina leve e deliciosa

Comidas típicas de festa junina com calorias sob medida para você aproveitar o ano todo
por Maria Cecília Arra01/06/2020

Junho chegou e você deve estar pensando nas quermesses que tanto queria ir, mas, infelizmente, não devem acontecer neste ano. Mas nada de desânimo, ok? Que tal fazer uma festa junina caseira? Preparar alguns pratos típicos da festividade, além de divertido, pode ser muito mais saudável, já que a melhor forma de aproveitar os bons nutrientes é organizar um cardápio mais leve, com substituições inteligentes. A nutricionista do Smart Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas), Paula Planas, aconselha vestir o avental e partir para a cozinha: “Dispense os alimentos processados e ultraprocessados, que já vêm prontos e, geralmente, possuem alto teor de aditivos”. Separamos algumas receitas de festa junina para você curtir aí na sua casa. Depois, é só caprichar no look e colocar a playlist para animar seu arraiá.

Receitas de festa junina mais leves? Sim, mas não exagere

Em primeiro lugar, vale ressaltar que receita fit não é carta branca para exagerar. Afinal, comer com moderação é o segredo para não extrapolar nas calorias e extrair o máximo de benefícios de cada ingrediente. O amendoim, que entra na paçoca e no pé de moleque, por exemplo, é rico em potássio, magnésio, ferro e fibras. Mas, do ponto de vista nutricional, a receita campeã e a da canjica. De acordo com Paula Planas, o milho guarda boa quantidade de fibras, o leite e o óleo de coco fornecem gorduras boas, a canela é um alimento termogênico natural e o cravo é aliado da imunidade e auxilia na digestão.

Comi demais. E agora?

Além disso, outra dica preciosa é não se desesperar caso coma demais. “Deslizar com guloseimas, como as comidas típicas de festa junina, é normal. Mantenha o foco e retome a dieta regular depois”, diz a nutricionista.

Receitas de festa junina

Enfim, vamos ao que interessa. Veja abaixo receitas light para uma festa junina caseira e saudável – todas foram criadas, testadas e aprovadas pela equipe do Smart Nutri.

Paçoca low carb

O amendoim é rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. Entretanto, deve ser consumido com moderação – a porção de 100g possui cerca de 600 calorias. Portanto, a orientação é consumir até duas unidades pequenas da paçoca low carb que ensinamos a seguir.

Ingredientes:
1 xícara de chá de amendoim torrado e moído sem sal
2 colheres de sopa de adoçante xilitol (ou outro adoçante de sua preferência)
2 colheres de sopa rasas de pasta de amendoim
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Triture o amendoim no processador de alimentos até virar uma farinha não muito fina. Depois, adicione a pasta de amendoim, o adoçante e o sal e bata até virar uma farofa grossa. Em seguida, modele as paçocas com o formato que desejar e leve à geladeira por cerca de 2 horas para dar textura. Por fim, desenforme com cuidado para não quebrar.

Canjica

É a receita medalha de ouro em nutrientes pois reúne fibras e gorduras boas, além de incluir canela – um termogênico natural – e cravo – um digestivo natural. No caso desta canjica fit, a quantidade recomendada pela nutricionista Paula Planas é de um pote de sobremesa pequeno.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de milho para canjica
2 xícaras de chá de água para deixar o milho de molho
1 litro de leite de coco
2 xícaras de chá de leite desnatado
5 cravos-da-índia
3 canelas em pau
3 colheres de sopa de xilitol (ou outro adoçante de sua preferência)

Modo de preparo:
Deixe o milho para canjica de molho em uma travessa com água de um dia para o outro. Então, escorra a água e transfira o milho para uma panela. Adicione água até cobrir os grãos e deixe cozinhar por 20 minutos na pressão. Quando sair a pressão, adicione todos os ingredientes e cozinhe tudo em fogo baixo até o caldo engrossar. Para servir, polvilhe canela em pó. Bom apetite!

Arroz doce com chia

O arroz é fonte de minerais e vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E – que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular. Já a chia faz você se sentir satisfeita por mais tempo e regula o intestino. Confira a receita de arroz doce com chia e saboreie tranquilamente um pote de sobremesa pequeno.

Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
4 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de leite de coco
1 xícara de chá de leite desnatado
5 cravos-da-índia
1 colher de sopa de chia
3 canelas em pau
2 colheres de sopa de xilitol (ou outro adoçante de sua preferência)
Raspas de limão a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o arroz com a água, cravos e canela na panela de pressão. Quando entrar na pressão, deixe cozinhar por 10 minutos. Em seguida, libere a pressão, coloque o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva com canela polvilhada e raspas de limão!

Pé de moleque

Todos os benefícios do amendoim turbinados com mel, que, entre outras propriedades, ajuda na prevenção de problemas gastrointestinais. No caso desta versão mais leve, o ideal é consumir até duas unidades pequenas.

Ingredientes:
1 xícara de chá de amendoim torrado sem pele e sem sal
4 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo
2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o açúcar e o mel e misture em fogo baixo até virar um caramelo. Em seguida, adicione o amendoim e misture bem. Para finalizar, coloque em forminhas e leve à geladeira por 1 hora. Depois, é só desenformar e se deliciar.

Bolo de milho

Comfort food por excelência, o bolo de milho saudável é perfeito para adoçar uma tarde com café. Atente-se à quantidade recomendada pela nutricionista Paula Planas: uma fatia média.

Ingredientes:
1 lata de milho em conserva
2 xícaras de chá de fubá ou milharina
½ xícara de chá de açúcar demerara ou adoçante culinário
4 ovos
1 xícara de chá de leite de coco
⅓ xícara de óleo de girassol ou óleo de coco
1 colher de sopa de fermento químico
Erva-doce a gosto

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno em 180° C e unte uma forma com óleo e fubá. Enquanto isso, coloque no liquidificador o óleo, os ovos, o açúcar e bata bem; Depois, adicione os demais ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, e bata por mais 2 minutos até formar uma mistura lisa e homogênea. Em seguida, passe essa mistura para uma tigela e coloque o fermento. Agora, misture devagar, sem bater (se preferir, adicione a erva-doce neste momento). Logo depois, transfira a massa para a forma e leve ao forno por 30 a 35 minutos. Então, é só aproveitar!

Sem dúvida, com essas dicas, a saudade de uma boa festa junina vai ser bem mais leve e fácil de lidar. Lembre-se que, acima de tudo, o segredo está na moderação.

Quer ter acesso a nutricionistas sem sair de casa? Acesse o Smart Nutri e conheça todos os benefícios do programa de acompanhamento nutricional da Smart Fit.