Receitas de sopas e caldos para esquentar o inverno

Temperaturas mais baixas, refeição quentinha. Reunimos receitas de sopas e caldos fáceis de fazer em casa
por Maria Cecília Arra02/07/2020

Mesmo que o frio pelas bandas de cá do trópico não seja tão rigoroso, o inverno é o pretexto perfeito para preparar uma receita de sopa deliciosa. Não há prato mais democrático: sopas e caldos podem receber qualquer tipo de verdura ou legume, fonte de proteína animal (carne, frango) e proteína vegetal (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha). Por isso, separamos cinco receitas de sopas e caldos para aproveitar melhor a estação.

Vai fazer uma sopa? Antes, leia essas dicas

Prepare porções a mais e congele

Depois de preparar uma das nossas receitas de sopas, é possível armazenar o alimento para consumi-lo em outro momento. Em um recipiente com tampa na geladeira, as receitas duram, em média, até 48 horas. No freezer, por até 90 dias. Mas, antes de refrigerar ou congelar, espere esfriar.

Dispense a louça

Qualquer uma das receitas abaixo vai bem com um acompanhamento bastante popular: o pão. Você pode rechear um pão italiano de sopa escaldante e, literalmente, comer até o prato.

Receita com toque de chef

Para deixar as sopas mais saborosas e saudáveis, aposte em temperos naturais como salsinha, manjericão e louro frescos. Um fio de azeite extravirgem também é boa pedida para finalizar.

Só não exagere, ok?

Independentemente da receita que escolher, vale lembrar que, no geral, sopas nem sempre são pobres em carboidratos e proteínas (nutrientes fundamentais para dar energia ao organismo), então devem ser consumidas sem exagero.

Receitas de cremes

receitas-de-sopas-e-caldo
Foto: Shutterstock

Creme de abóbora com gengibre

A abóbora é rica em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos. Além disso, as fibras desta receita de creme auxiliam na sensação de saciedade. “Junto com o gengibre, que é um potente anti-inflamatório e antioxidante, a abóbora ajuda a acelerar o metabolismo”, comenta a nutricionista do Smart Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas) Paula Planas.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de abóbora cabotiá (aquela com a casca verde escuro) em cubos
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de azeite
½ cebola picada
1 folha de louro

Modo de preparo:
Corte a abóbora em cubos. Em uma panela, refogue no azeite a cebola e o gengibre, então coloque os cubos de abóbora e deixe fritar um pouco. Em seguida, cubra com água e coloque a folha de louro. Deixe cozinhar por 20 minutos, retire a folha de louro e bata tudo no liquidificador (um amassador de batatas também funciona). Para finalizar, acerte o sal. Depois, é só aproveitar!

Creme de inhame com cúrcuma e frango

O inhame é rico em vitaminas do complexo B. E também contém uma boa quantidade de vitamina C: “Por isso, essa sopa também dá um up no sistema imunológico! Sem contar que a cúrcuma é um potente anti-inflamatório”, diz Paula Planas.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de inhame cortado em cubos e sem casca
1/2 cebola picada
1 pitada de cúrcuma
2 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de frango desfiado
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o os pedaços de inhame e a folha de louro, então cubra com água e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem bem macios. Escorra a água do cozimento e reserve. Refogue no azeite a cebola e a cúrcuma, coloque os pedaços de inhame cozido e mexa bem. Bata com um mixer ou no liquidificador. Leve o creme ao fogo e coloque o frango desfiado com 2 xícaras de água e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Por fim, acerte o sal e a pimenta.Quer mai conteúdo como este?

Quer mais conteúdos como este?

Receitas de sopas

Vamos para as receitas de sopas? Separamos três clássicos muito saborosos, que vão te dar água na boca.

receitas-de-sopas---lentilha
Foto: Shutterstock

Sopa de lentilha com legumes

A lentilha tem proteínas e auxilia na prevenção de anemia. Além disso, ela prolonga a sensação de saciedade pela quantidade de fibras. Em resumo: mais tempo sem fome.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
½ cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de páprica doce ou defumada
½ xícara de lentilha (deixar de molho por três horas)
½ xícara de chá de pimentão picado
½ xícara de chá de cenoura cortada em cubos
1 xícara de chá de batata cortada em cubos
1 xícara de chá de molho de tomate caseiro
1 folha de louro
1 xícara de chá de brócolis picado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite. Coloque a páprica e mexa bem. Em seguida, adicione a lentilha e mexa até os grãos começarem a ficar dourados. Na sequência, coloque o pimentão, cenoura e a batata. Misture bem e entre com o molho de tomate, mexa e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos e, por último, coloque o brócolis e deixe por mais 15 minutos. Por fim, acerte o sal e a pimenta.

receitas-de-sopas-feijão
Foto: Shutterstock

Sopa de feijão com beterraba

O feijão reforça nosso sistema imunológico por ser rico em vitaminas do complexo B, além de combater a anemia e também ser fonte de potássio – nutriente essencial para o relaxamento muscular. Dê adeus às cãibras antes ou depois de praticar exercícios físicos.

A beterraba, por sua vez, contém nitratos que mantêm nossa pressão regulada. A nutricionista explica: “Isso quer dizer que, durante o exercício físico, nosso rendimento vai melhorar, porque mais nutrientes estarão chegando aos nossos vasos sanguíneos.”

Ingredientes:
2 xícaras de chá de feijão cozido e temperado
1 cebola pequena picada
1 xícara de chá de beterraba cortada em cubos
1 xícara de chá de chuchu cortada em cubos
1 colher de sopa de azeite
Cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
Água para cozimento

Modo de preparo:
Em uma panela, refogue a cebola no azeite, então coloque o feijão e misture. Adicione a beterraba e o chuchu, depois complete com água e misture bem. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Em seguida, bata com um mixer ou liquidificador a metade da quantidade da panela. Se necessário, coloque mais um pouco de água. Então, acerte a quantidade de sal e pimenta, adicione a cebolinha e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Depois é só esperar esfriar um pouco e aproveitar.

Canja com quinoa

Vai uma canja de galinha? Pois essa versão fit leva quinoa em vez de arroz branco. “A quinoa tem um teor super legal de proteínas e aminoácidos essenciais, aqueles que conseguimos pela alimentação”, analisa Paula Planas. Além disso, é rica em minerais – que protegem e fortalecem nossos ossos – e uma excelente fonte de fibras – que regulam nosso intestino.

Ingredientes:
1 filé de peito de frango grande (ou 300g)
½ cebola grande picada
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 colher de chá rasa de cúrcuma
½ xícara de chá de cenoura cortada em cubos
½ xícara de chá de batata-doce cortada em cubos
1 xícara de chá de abobrinha cortada em cubos
½ xícara de chá de quinoa – deixe de molho por uma hora
1 folha de louro
3 colheres de sopa de salsinha
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Tire o excesso de gordura do frango, corte em cubos e tempere com sal e pimenta. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e coloque o frango para selar. Quando começar a dourar, adicione a cebola e o alho, mexa bem e acrescente a cúrcuma. Refogue e complete com água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos. Em seguida, com um batedor de bolo ou garfo, desfie o frango, na panela mesmo. Não descarte o caldo. Coloque a quinoa, a cenoura, a batata-doce e complete com água. Cozinhe por mais 10 minutos. Por fim, adicione a abobrinha e a salsinha, aguarde a abobrinha cozinhar, espere esfriar e sirva.

Curtiu? Com essas receitas de sopas e cremes vai ficar muito mais fácil se manter aquecido neste inverno.

Quer mais receitas de sopas e dicas de substituições inteligentes – e saudáveis – para a sua alimentação? Então, clique aqui e conheça o Smart Nutri, o aplicativo com consulta online e chat com especialistas da Smart Fit.