Exercícios para o treino em dupla

Chamar um parceiro para não só acompanhar mas participar do seu treino vai deixar a atividade mais dinâmica
por Larissa Serpa12/06/2020

Há quem adore fazer academia sozinho para aproveitar o momento e focar em si ou até ouvir suas músicas favoritas enquanto se exercita. Mas alguns preferem ter alguém ao lado para incentivar a prática. Mais do que uma companhia para apenas ir junto ao local, um treino em dupla vai deixar sua sessão de suor ainda mais divertida e dinâmica.

Benefícios do treino em dupla

“Praticar exercícios em dupla é uma forma dinâmica de trabalhar o corpo todo de maneira integrada e global, melhorando a força, resistência, habilidades motoras, cardiorrespiratório e mobilidades”, explica a personal trainer Cau Saad.

Isso além do trabalho psicológico, que está diretamente ligado aos aspectos motivacionais e de superação. Uma pesquisa da Indiana University, nos Estados Unidos, descobriu que casais que vão juntos à academia têm um taxa de desistência de 6,3%, enquanto os que treinam separados têm essa taxa por volta dos 43%. E isso não vale apenas para os casais: um outro estudo, publicado no periódico europeu Psychology of Sport and Exercise, descobriu que ver os hábitos de exercícios de pessoas que você conhece tem um impacto positivo no seu próprio comportamento.

Quer mais conteúdos como este?

Opção de treino em dupla

Felipe Costa, professor da SmartFit, montou um treino de corpo todo para fazer em dupla e tornar a prática mais divertida. Entre cada série dos sets abaixo, façam um descanso de 30 a 60 segundos, dependendo da sua disposição física.

3 x 30 segundos: Prancha alta com palma

Como fazer: Fiquem na posição de prancha com braços esticados e mãos alinhadas com os ombros, um de frente para o outro. Façam movimentos alternados com as mãos para bater um na palma do outro.

3 x 12 repetições: Abdominal remador com movimento lateral

Como fazer: Fiquem na posição da abdominal remador, com pernas esticadas e braços acima da cabeça. Deitem um de frente pro outro e mantenham os pés ao lado dos do parceiro. Contraiam o abdômen para levantar o tronco e abraçar os joelhos, os trazendo até o peito. Ao deitar de volta, invertam a posição dos pés e continuem alternando.

3 x 12 repetições: Avanço diagonal

Como fazer: Fiquem de pé um de frente para o outro a uma distância de dois passos largos. Façam o avanço levando a perna direita para frente, de modo que seus joelhos fiquem lado a lado. Voltem e façam o mesmo com a perna esquerda.

3 x 10 repetições: Flexão com troca de lado

Como fazer: De frente um para o outro, façam a posição de flexão e terminem um movimento completo. Ao voltar à posição inicial, “andem” com as mãos para a direita e façam novamente o movimento. Retornem para a esquerda e vão alternando.

3 x 12 repetições: Burpee com palma

Como fazer: Um de frente para o outro, faça o movimento completo de burpee. No final de cada movimento, no lugar de dar um salto, batam as palmas das mãos e repitam o movimento.